domingo, 3 de outubro de 2010

Semana Mundial do Aleitamento Materno - Celebração Europeia de 4 a 10 de Outubro

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), promove pelo 5º ano consecutivo a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM).

As comemorações da SMAM de 2010 irão decorrer entre 4 e 10 de Outubro com o tema “Apenas 10 passos – O caminho Amigo do Bebé”.

A SMAM 2010 tem como objectivos:

  • Valorizar o contributo dos Dez Passos
  • Revitalizar actividades nos serviços de saúde e na comunidade
  • Informar todas as pessoas de que a protecção, promoção e apoio ao aleitamento materno constitui um direito da mãe, um direito da criança e um direito humano.
  • Garantir que os profissionais de saúde que prestam cuidados a mães e crianças estão preparados para o aconselhamento em alimentação dos lactentes.

Vários estudos demonstraram que a aplicação dos 10 passos contribui para o início da amamentação e para o aumento do aleitamento materno exclusivo. O leite materno melhora a curto e longo prazo a saúde materna e infantil e assim contribui, também, para as metas do Desenvolvimento do Milénio nº4 e nº5 que são: Reduzir a Mortalidade Infantil e Melhorar a Saúde Materna.

Irá acontecer um pouco por todo o país, um conjunto de acções que têm a finalidade de chamar a atenção dos profissionais e dos cidadãos para a importância do aleitamento materno. Consulte o programa, seja activo e participe nas comemorações da SMAM 2010.

Consultem o programa aqui

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails