quinta-feira, 17 de junho de 2010

Riscos da alimentação com leite artificial


Fala-se muito sobre os benefícios do leite materno, as vantagens de amamentar e regra geral toda a gente reconhece o leite materno como a melhor forma de alimentar os bebés.

Mas também acontece muito um "desdramatizar" quando surgem as primeiras dificuldades na amamentação. E, infelizmente, com mais facilidade se sugere uma lata de leite do que o apoio de uma Conselheira em Aleitamento Materno.

É preciso falar não só nas vantagens da amamentação mas também nos riscos do leite artificial. Hoje em dia ainda se trata o leite em pó como algo totalmente inofensivo mas não é bem assim...

Como diz o Dr Jack Newman, a única semelhança entre o leite materno e o leite artificial é que ambos são líquidos.

Deixo-vos dois documentos onde podem ler tudo sobre os riscos do leite artificial para bebés:

O primeiro, escrito em português pela Dra Mónica Pina e pelo Dr Carlo Volpato que podem ler aqui.

O segundo, em formato de folheto, está escrito em Inglês, é da resposabilidade da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) e podem lê-lo aqui.


Nota: O leite artificial não deixa de ser um valioso recurso para mães que por motivos de saúde ou outros estão realmente impedidas de amamentar os seus filhos.

2 comentários:

Mulher e Mãe disse...

Olá,
Sou agente da Rede Mulher e Mãe. Adorei seu blog. Nós também estamos com um blog bem interessante também, garanto que vai gostar: www.redemulheremae.blogspot.com
Entre em nossa counidade no Orkut também. Procure por Mulher & Mãe e entre!
Abraço e boas vibrações.
Carolina Cruz

MakingMoney disse...

Ola!

È importante dizer que quanto mais tardia for as introdução da proteina de leite de vaca (e os leites adaptados contem essa proteina) menor é a probabilidade de o bebe vir a desenvolver alergia a esse componente.
Tenho um rapazola com quase 4 anos que tem essa alergia e quando o meu filho mais novo nasceu (actualmente com 4 meses) quase dei em louca para conseguir amamentá-lo (tive que desistir e introduzir o leite adaptado aos quinze dias de vida).
E mesmo assim, por precaução ele está a consumir um leite especial que traz as proteinas desmontadas para ver se conseguimos que ele não desenvolva a maldita alergia.
Tenho a certeza que se as mães soubessem deste pormenor dariam muito mais de si para amamentarem os seus filhos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails