terça-feira, 6 de maio de 2008

Semana Mundial do Parto Respeitado-2008

A Semana Mundial do Parto respeitado (SMPR) vai comemorar-se de 12 a 18 de Maio.

Este ano o tema é a separação entre a mãe e o bebé, que se pratica logo a seguir ao parto, para dar lugar a rotinas que podem esperar ou mesmo não serem feitas. A SMPR de 2008 tem como slogan: "É o nosso bebé! Não nos separem!"

Em Portugal, ainda temos que batalhar diariamente para que um dia o parto respeitado seja uma realidade para todas as mulheres (infelizmente, ainda não o é).

Algumas das entidades que lutam por um parto humanizado no nosso país vão desenvolver iniciativas para assinalar esta data:

A Associação Doulas de Portugal organiza uma palestra no dia 13 de Maio às 20h30 em Beja. O tema é "O poder do feminino e a humanização do parto" e será conduzida pelo Dr. Ricardo Herbert Jones (obstetra brasileiro defensor do parto humanizado).

A Bionascimento organiza um encontro no dia 17 de Maio às 15h, "À conversa sobre o parto" que terá lugar nos jardins de Belém.

A Humpar lançou no seu site um conjunto de videos, em parceria com a sua congénere argentina, que poderão ser vistos aqui.

Ainda durante o mês de Maio decorrerão outras iniciativas sobre o tema:

A Revista Pais&Filhos organiza um debate sob o tema "Nascer em Portugal: Sofrimento ou Prazer?".
Realiza-se no dia 28 de Maio às 19:00 na sala Luís de Freitas Branco, no Centro Cultural de Belém. Estarão presentes vários especialistas na área e a entrada é gratuita.

Em Coimbra, realizar-se-à uma mostra paralela ao Festival Caminhos do Cinema Português de 22 a 25 de Maio de 2008, intitulada "Parto Orgásmico".

A mostra de filmes sobre a experiência do parto vai buscar o seu título a um dos filmes em exibição. Serão apresentados filmes de vários países. O que os une é a forma como nos apresentam partos naturais em que o poder é restituído à mulher, não sendo este seu ritual de passagem mediado por máquinas ou drogas. As únicas drogas presentes são as hormonas naturais. ["The same pleasurable stimuli triggered during sex, can also be released during birth." Debra Pascali-Bonaro, em http://www.orgasmicbirth.com/].
A entrada é gratuita e as sessões de filmes são seguidas de palestras e debates sobre diversos temas à volta da questão do parto .

Local da mostra:
Festival Caminhos do Cinema Português
Mini-auditório do Edifício AAC (Associação Académica de Coimbra)
Rua Padre António Vieira3000-315 Coimbra

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails