terça-feira, 25 de março de 2008

Quando o bebé nasce depois do previsto

Os dias ou semanas além da data prevista para o nascimento devem ser aproveitados para descansar mais antes do parto. Só 5 por cento das mulheres dão à luz na data prevista, e a maioria tem o bebé um pouco mais tarde.



A principal razão pela qual as datas previstas para os partos raramente são exactas é que essa data corresponde ao cálculo de 40 semanas a partir do último período mesntrual. Espera-se que o bebé nasça nas duas semanas anteriores ou posteriores à data prevista para o parto, por isso, a gravidez só é "oficialmente" considerada ultrapassada após as 42 semanas.

Também é frequente um bebé estar "atrasado" quando se trata da primeira gravidez da mãe. Uma primeira gravidez prolonga-se, em média, oito dias para além da data prevista para o parto. Em média, o segundo bebé nasce três dias "atrasado". Uma má posição da cabeça do bebé também pode atrasar a sua descida.

Muitas mulheres preferem evitar preocupações aos familiares e amigos, indicando-lhes uma data vaga para o nascimento, por exemplo, "meados de Junho". Isso também a ajuda a preparar-se para prosseguir além da data prevista.

Se a sua gravidez se aproximar das 42 semanas, o médico discutirá consigo a possibilidade de indução para desencadear o trabalho de parto.

Avaliação do Estado do Bebé

Há um pequeno número de gravidezes que sobrevivem à capacidade da placenta nutrir o bebé. Como isso pode causar problemas ao bebé, a sua parteira ou médico podem sugerir precauções especiais depois das 40 semanas, para garantir que o bebé se encontra bem:
  • Folhas de contagem de pontapés (deve contar com, pelo menos, dez movimentos num período de 12 horas. Se não, ou se o bebé parecer menos activo do que o normal entre em contacto com o seu médico ou dirija-se ao hospital.
  • Medição dos batimentos cardíacos do bebé - CTG (é geralmente levada a cabo pela enfermeira no hospital)
  • Perfil biofísico (trata-se de um aparelho de ultra-sons que mede o movimento dos membros e dos pulmões do bebé e a quantidade de líquido amniótico)

5 maneiras naturais de encorajar o trabalho de parto

  1. Os exercícios e a adopção de uma postura corporal correcta podem ajudar a evitar uma gravidez prolongada. Se até agora não fez qualquer tipo de exercício físico, experimente algo suave, como umas caminhadas.
  2. A penetração sexual pode ajudar a preparar a cérvix para o trabalho de parto. O sémen é rico em prostaglandinas, hormonas que se sabe que amolecem a cérvix. O orgasmo também estimula as contrações uterinas. A estimulação dos mamilos pode provocar contracções fortes e prolongadas e resultar num decréscimo do aporte de sangue ao bebé. Esta técnica deve ser usada sob supervisão de um profissional.
  3. Estar emocionalmente pronta é uma componente do trabalho de parto que raramente é referida. As mulheres que não se encontram emocionalmente preparadas podem, subconscientemente, antecipar o parto. Se tem receios no que se refere ao impacto que o bebé terá na sua vida, discuta-o com o seu companheiro, com a sua doula ou educadora.
  4. Certas ervas e medicamentos homeopáticos podem estimular a actividade uterina. Aconselhe-se sempre com o seu médico antes de tomar o quer que seja.
  5. A massagem circular das membranas consiste em introduzir um dedo enluvado na cérvix e estimular as membranas, afastando-as da margem da cérvix. Em alguns estudos demonstrou-se que este procedimento reduz os partos "atrasados". Só deve ser efectuado pelo médico
fonte: A Bíblia da Gravidez, Drª Anne Deans, Editorial Estampa

5 comentários:

Anónimo disse...

Minha irma hoje ligou pra mim e me disse que já chegou as 40 semanas e nada.... Fiquei preocupado, mas li vosso artigo e fiquei mais desncansado. Muito obrigado pelas excelentes explicações, agora vou lhe dar uns conselhos uteis, e lhe falar pra ficar tranquila. Meu sobrinho está bem,e já ja vem ai.
Obaaa....Obrigado!!!

Anónimo disse...

Grazie per questo post meraviglioso. Ammirando il tempo e l'impegno che mettete nel vostro blog e dettagliate informazioni vi offrono..

Anónimo disse...

obrigada fico mais tranquila agora que li sua matéria completei 40 semanas ontem e estava preocupada

Anónimo disse...

Se entendeu o texto do blog que esta em portugues porque nao escreveu em portugues? Parece aquelas pesssoas que estudaram por pouco tempo outra lingua, acham que sabem e querem aparecer... aff...

Anónimo disse...

Kkkkkkkkk concordo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails