domingo, 9 de dezembro de 2007

Princípios básicos da amamentação



Princípios básicos da amamentação

  • O leite materno é o melhor alimento que pode oferecer ao seu filho, de forma exclusiva nos primeiros seis meses de vida e como complemento, pelo menos até aos dois anos de idade (segundo recomedações da Organização Mundial de Saúde).

  • A amamentação oferece uma série de vantagens tanto à mãe, como ao bebé ou mesmo ao meio ambiente.


  • O ideal seria dar a primeira mamada ao seu bebé durante a sua primeira meia hora de vida (pensa-se que é o período em que o recém nascido está mais alerta e receptivo, já que o normal é que depois disso durma durante várias horas).

  • O bebé amamentado não necessita de outros alimentos ou líquidos, tais como água ou chás até por volta dos seis meses.

  • O bebé amamentado não precisa de chuchas ou de ter contacto com tetinas de biberons (pelo menos até a amamentação estar bem estabelecida). Podem ser prejudiciais, causando o chamado Nipple confusion[1].

  • O bebé amamentado deve seguir um regime de mamadas livre, sem obedecer a horários rígidos. Não olhe para o relógio. Em vez disso, tente seguir o seu instinto de mãe.

  • Não espere que o bebé chore para lhe oferecer a mama. Existem vários sinais[2] que o bebé vai transmitindo quando sente necessidade de se alimentar. O choro é o último recurso e significa que já está a chegar ao seu limite.

  • Lembre-se que a produção de leite materno se baseia no princípio da lei da oferta e da procura. Ou seja, quanto mais vezes o bebé mamar, mais leite o seu peito vai produzir.

  • É normal que, por vezes o bebé passe por “surtos de crescimento”[3] e pareça ter fome a toda a hora quando antes ficava saciado durante duas ou três horas. Isso não significa que a sua produção de leite tenha diminuido ou perdido qualidades. Quer dizer apenas que o seu filho necessita de mais alimento para continuar a crescer. Basta dar-lhe de mamar mais vezes e em dois ou três dias o seu peito estará novamente a produzir a quantidade necessária para o bebé.

  • O leite materno é facilmente digerido pelo organismo do bebé (ao contrário do leite de vaca). Por isso não se admire se o seu filho “pedir” alimento mais vezes do que o bebé da sua amiga que é alimentado a biberon. Isso não significa que ele não esteja a receber alimento suficiente.

  • A mãe que amamenta não necessita de nenhum cuidado de higiene extra com o seu peito além do duche diário.

  • A chave para uma amamentação de sucesso reside em 3 palavras: disponibilidade, paciência e persistência. Mentalize-se de que nos primeiros tempos as mamadas lhe ocuparão a maior parte do dia. Não se preocupe com tarefas domésticas, o seu filho é mais importante. Dar de mamar não é tão fácil como parece e é tentador desistir quando começam os problemas. Pense que a maioria das mulheres que amamenta de forma prolongada já passou por eles e conseguiu ultrapassá-los.

  • Se sente dificuldade em continuar com a amamentação ou não sabe como lidar com um determinado problema, procure ajuda especializada.



[1] Chama-se Nipple Confusion, quando, ao oferecer ao bebé um biberon ou chucha, antes da amamentação estar bem estabelecida, ele confunde a sucção nestes objectos com a forma de sucção que deve feita no peito materno (são duas formas de sucção completamente distintas). O bebé fica “confuso” e pode, por isso, não mamar no mamilo de uma forma tão eficaz.

O tempo que leva a amamentação a estar bem estabelecida pode variar de bebé para bebé, no entanto estima-se que sejam cerca de 6 semanas.

[2] Quando um bebé tem fome ele pode mostrar vários sinais antes do choro: levar as mãos à boca para sugar, virar a cabeça para mamar quando está ao colo ou virar-se para mamar quando lhe passamos o dedo na cara. A mãe que amamenta também sentirá que é altura de alimentar o seu bebé quando sente o peito “cheio”.

[3] O surgimento destes “surtos de crescimento” varia de bebé para bebé mas é bastante frequente acontecerem por volta das 6 semanas de vida e novamente aos três meses.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails