segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Células Estaminais presentes no leite materno

Na Conferência Internacional da Society for Research on Human Milk and Lactation, foram apresentados os resultados de uma pesquisa que permitiu comprovar a presença de células estaminais no leite materno, o que de acordo com o Dr. Mark Cregan da Universidade de Western Austrália, representa um passo muito importante nas novas descobertas sobre os benefícios do leite materno.

Se já sabíamos que este era o melhor alimento para o bebé, cada vez há mais estudos a comprová-lo e a aumentar o número de razões pelas quais devemos amamentar os nossos filhos.

O Dr Mark Cregan, director da Medela, descobriu células estaminais adultas na glandula mamária epitelial o que trás "evidências muito preliminares" de que estas células vão contibuir para um melhor desenvolvimento dos ossos e do tecido muscular.

"O leite materno é o único tecido adulto onde foram descobertas mais do que um tipo de células estaminais. Esse facto é único mostra-nos a impressionante bioactividade do leite materno e consequentes benefícios para as crianças" refere Dr Cregan, que explicou também que o leite materno pode ser um recurso valioso, já que se encontra disponível de forma não-invasiva e completamente ética.

De facto, o Dr Cregan acredita que dentro de cinco anos os cientistas poderão começar a recolher amostras de leite materno para iniciar uma investigação com o fim de descobrir tratamentos para doenças como a diabetes e a doença de Parkinson.

Este investigador acredita que o leite materno não só satisfaz todas as necessidades nutricionais da crianças como contém marcadores chave para o seu desenvolvimento na idade adulta.

"Já sabíamos que o leite materno garantia as necessidades nutricionais do bebé mas só agora estamos a começar a compreender que provavelmente cumpre muitas outras funções" afirmou Dr Cregan, biologista molecular na Universidade de Western Australia.

Podem ler algumas das notícias aqui, aqui, aqui e aqui.

3 comentários:

Eco-quinta Nemus disse...

Olá!
Obrigado e parabéns também pelo continuo presente que ofereces ao teu filhote!!Faz lhes tão bem não é??:)
beijinho
sofia

Anónimo disse...

é por estas e por outras que utilizo o leite no tenho do bebé, nas borbulinas e arranhões, para limpar os olhos e até nas monhas feridas. funciona sempre.

obrigada por mais este texto e por nos dares sempre info actualizadas :)

bjs

cm

Sofia Guerra Carvalho disse...

Pois é, Cátia :)

Obrigada também por mencionares outras utilizações do leite materno. Que além de nutritivo para o bebé também tem poderes anti-sépticos e cicatrizantes.

Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails