sábado, 29 de dezembro de 2007

Perguntas e Respostas - Amamentação

"Estou grávida e preocupada sobre se conseguirei amamentar o meu bebé pois tenho os mamilos planos. O que posso fazer?"

Na imagem podemos ver um mamilo considerado "normal", um mamilo plano e um mamilo invertido. Se tem dúvidas sobre se o seu mamilo é plano ou invertido, existe um pequeno teste que pode fazer:
Simplesmente pressione a auréola na direcção do mamilo com os dedos polegar e indicador. Se o mamilo ficar como estava é porque é plano. Se retraír é porque é invertido.


Em primeiro lugar, é importante esclarecer que os bebés não mamam directamente no mamilo mas sim na auréola. Assim, sendo, é perfeitamente possível que um bebé cuja mãe tenha mamilos planos ou invertidos mame tão bem como qualquer outro.

A única dificuldade que pode (ou não) acontecer é que o bebé demore um pouco mais até conseguir fazer uma boa pega pois não sentirá o mamilo saliente que serve como uma espécie de "guia" para o bebé. De qualquer forma, com o continuar da amamentação e com a sucção, os mamilos deixarão de ser planos em poucas semanas.

As futuras mães que tenham mamilos planos ou mesmo invertidos não precisam de fazer nada durante a gravidez, já que a estimulação dos mamilos, sobretudo durante o terceiro trimestre está contra-indicada. As próprias hormonas libertadas durante a fase final da gravidez e no parto serão uma ajuda eficaz e em muitos casos os mamilos salientam-se por si só depois do parto.
Contudo, se o bebé tiver dificuldades em fazer uma boa pega, existem algumas coisas que se podem fazer para ajudar:

O que fazer:
  • Obter informação correcta sobre como realizar uma boa pega
  • Colocar o bebé ao peito, se possível na primeira hora a seguir ao parto
  • Dar de mamar frequentemente e a pedido
  • Mentalizar-se de que vai ser necessário paciência e persistência mas que acabarão por conseguir
  • use conchas para mamilos dentro do soutien cerca de meia hora antes de cada mamada e durante a noite
  • Se adquirir uma bomba de leite, pode usá-la imediatamente antes de cada mamada. O vácuo produzido pela bomba fará com que o mamilo sobressaia momentaneamente.
  • Quando estiver em posição para dar de mamar, com a mão em concha por baixo da mama e o polegar a tocar a auréola, puxe ligeiramente a pele em direcção ao peito para ajudar o mamilo a sobressair.
  • No caso de sentir muita dificuldade procurar ajuda especializada

O que não fazer:
  • Não usar protectores de mamilo em silicone! Apesar de às vezes serem (mal) aconselhado nos hospitais, provocam no bebé o chamado "nipple confusion"(1) e interferem com a produção de leite.

Durante a subida do leite, o mamilo pode ficar ainda mais plano ou retraído, visto que o peito ficará muito cheio e a pele esticada. É normal que o bebé tenha mais dificuldade em abocanhar nesta altura. Uma das soluções pode passar por aplicar calor e extraír um pouco de leite antes da mamada, apenas o suficiente para que o peito "amoleça" ligeiramente e a pega se torne mais fácil para o bebé.


[1] Chama-se Nipple Confusion, quando, ao oferecer ao bebé um biberon ou chucha, antes da amamentação estar bem estabelecida, ele confunde a sucção nestes objectos com a forma de sucção que deve feita no peito materno (são duas formas de sucção completamente distintas). O bebé fica “confuso” e pode, por isso, não mamar de uma forma tão eficaz.

6 comentários:

Dri disse...

Olá, estou grávida de 3 meses, e gostaria de dicas para preparar meu mamilo que é plano para amamentação. Já tive um filho e não consegui amamenta-lo com minha consciência muito pesada, e prtendo não passar por isso novamente, cheguei a ter crise depressiva pore causa da pressão que o hospital onde tive meu primeiro filho fez em relação a amamentação, meu filho ficou internado 10 dias com icterícia e eu fiquei com ele, nesses 10 dias a amamentação se tornou pesadelo pra mim. Agora estou grávida 3 meses e já estou usando conchas de preparação, pq realmente quero que tudo corra bem dessa vez. Entretanto gostaria de uma orinetação a respeito, o que eu puder fazer desde já fareiiiiiii.

Anónimo disse...

Olá Dri,

Podes continuar a usar as conchas até ao início do 3º trimestre. Depois disso, qualquer estimulação do mamilo está contra indicada já que poderia desencadear contracções antes do tempo. Não há muito mais a fazer antes do bebé nascer...
O meu conselho é para te preparares muito bem psicologicamente e procura muita informação sobre amamentação! Isso é o essencial! Saberes que é possível amamentar, mesmo com mamilos planos e ter confiança no teu corpo é fundamental. Tal como refiro no artigo, com apenas algumas semanas de amamentação eles deixarão de ser planos.
Logo depois do nascimento o melhor a fazer é procurar ajuda assim que surgirem dificuldades que sintas que não consegues ultrapassar.
Se és de São Paulo e estiveres interessada posso tentar saber qual é o melhor sítio para procurares ajuda.

beijinhos

Sofia

Tanita disse...

Ainda não tinha cá vindo agradecer a informação!
Obrigada!!!
Tudo de bom!

Anónimo disse...

Como Fuinciona A Concha Preparatória? Qual é o seu principío de estímulo?

Anónimo disse...

olá, meu bebe nasceu de 8 meses e nao pegou o peito, tentei tudo mas ele nao conseguiu (pegar), tive que dar leite de lata, agora ele já está com dois mesinhos e sofre muito com cólicas e obstipação, quero muito dar o peito mas no entanto o meu leite secou. o que posso fazer para voltar a ter leite?????
por favor me ajude, desde já agradeço.

Sofia Guerra Carvalho disse...

Olá!

Parabéns pelo seu bebé!
É possível voltar a amamentar, com alguma persistência consegue-se voltar a aumentar a produção de leite.
Desde já pode tentar oferecer o peito ao bebé e por outro lado começar a fazer algumas extracções com bomba ou manuais (mesmo que não saia leite, o importante é estimular a mama).

Pode contactar-me para o meu mail para conversarmos melhor: aquihabebe@gmail.com

Sofia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails