domingo, 17 de julho de 2011

O Mito do Come e Dorme

Poucos serão os bebés que só querem comer e dormir. Na vida fora da barriga há coisas muito mais interessantes para fazer. E ainda bem.

O bebé acabou de nascer. Espalha-se a notícia pelos familiares e amigos. Logo chegam as perguntas da praxe: peso, comprimento, cor do cabelo, e a seguir: «E é bonzinho?» Respondem os pais, orgulhosos: «Sim, uma maravilha, só come e dorme». Ou, caso contrário, os pais respondem, aflitos: «Nem por isso». Claro que é bom que os bebés comam e durmam, mas não é só isso que os bebés sabem fazer.

Espera-se que um recém-nascido durma entre 16 e 18 horas e que coma de três em três horas, mas há bebés que demoram mais a habituar-se às rotinas da vida fora do útero, onde não havia relógios e ninguém mandava em ninguém. Outros nunca se habituam. E isso não é propriamente mau. «O bebé não é um ser monótono, nem é preciso que seja muito sossegado".

Luísa Sotto-Mayor, professora na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, explica que é muito difícil os recém-nascidos seguirem os ritmos idealizados pelos pais, mesmo que o tenham feito dentro da barriga: «O recém-nascido precisa de referências. E a melhor referência é a mãe. Dentro da barriga, sentia-se contido, abraçado, envolvido pelo corpo da mãe, ouvia a sua voz, o bater do seu coração, sentia a sua respiração. Por isso, acalma-se quando se sente aconchegado, na posição fetal ou em contacto com a pele da mãe ou do pai, se este esteve bastante presente durante a gravidez».

Sozinho no berço, o bebé sente-se desamparado e é natural que reclame mais, que chore, que não consiga dormir. Ele quer é colo. Só assim se sentirá seguro.

«Façam o que sentem, façam o que acham que o bebé está a pedir», recomenda Luísa Sotto-Mayor aos pais. E façam-no sem vergonhas, nem complexos. «Muitas mães têm vontade de andar sempre com os bebés ao colo, mas não o fazem porque pensam que estão a habituá-los mal», afirma a enfermeira. Depois desesperam porque ele não pára de chorar no berço. Mas calor humano e aconchego é o que bebés mais precisam. «O bebé chora porque não sabe onde está, nem o que lhe está a acontecer. Ele pensa: mas que é isto? Onde é que eu estou? E a mãe é a melhor pessoa para apresentar o mundo ao bebé, para lhe explicar tudo isto».

Artigo Pais & Filhos, a ler na íntegra aqui.


3 comentários:

Sandra Barradas disse...

Concordo!!
Quando a minha pequena começou a dormir pouco fiquei em pânico, ate entender que dorme o que precisa para ela 15-16 horas é o suficiente...

Mas por causa de ouvir muitas vezes o come e dorme, pensava que era pouco!

Baunilha disse...

Ora nem mais!! se ainda não dei os parabens por este maravilhoso blog que, coloca em palavras muito dos meus pensamentos, vou aproveitar para dar... parabens! :)
Quando as pessoas vêm com esse tipo de opiniões e teorias, e coitadas, sem maldade... eu simplesmente passo-me!
Eu tenho orgulho de educar e acompanhar os meus filhos à minha maneira... e mais orgulho ainda de não ir em conversas da treta! Depois dizem q tenho mau feitio! os filhos são meus, quando tiver dúvidas pergunto, caso contrário, faço tudo à minha maneira... e eles edstão feliz, saudáveis e bem... recomendam-se!!

Sofia disse...

Obrigada pelos vossos comentários! Fico feliz por gostarem do blog. E também muito contente por saber que há muitas mães que simplesmente seguem os seus instintos sem dar muita importância a alguns comentários, que, podendo ser bem-intencionados, por vezes não ajudam muito... :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails