segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mitos sobre Doulas


Se tenho o meu companheiro ao meu lado no parto, não precisarei de uma doula

A doula não "invalida" nem rivaliza com a presença do pai no parto.

Na verdade a doula não apoia só a mãe. Também apoia o pai.
Durante a gravidez, a doula informa o casal sobre todo o tipo de temas relacionado com gravidez, parto e pós-parto. Prepara-os para esse período que virá em seguida. Durante o trabalho de parto e parto apoia fisica e emocionalmente a mãe e apoia também o pai, muitas vezes sugerindo medidas de conforto que este pode proporcionar à mãe, tranquilizando-o, informando-o sobre o que está a acontecer. No pós-parto a doula apoia a mãe e o pai, transmitindo informação sobre os cuidados e características do recém-nascido, apoio na amamentação e apoio emocional.

Se tenho médicos e enfermeiros ao meu lado no parto, não precisarei de uma doula

O pessoal médico (sobretudo nos hospitais) está focado em tratar patologias, em estar atento a eventuais emergências, em controlar que tudo esteja dentro de um padrão estabelecido, o tratamento é geralmente impessoal e muitas vezes frio.
Para além disso, as enfermeiras das grandes maternidades têm normalmente a seu "cargo" várias grávidas de uma vez e não têm muito tempo para dedicar a cada uma, da mesma forma que uma doula o faz.

A doula não sairá de perto da mulher (a menos que a impeçam de permanecer junto dela), e dedicar-lhe-à toda a sua atenção, apoiando-a física e emocionalmente até depois de o bebé nascer.

As doulas são meio "hippies" ou "new age", por vezes são também vegetarianas e/ou ecologistas e as mulheres que requerem os seus serviços também.

As doulas são profissionais sérias com formação específica, que seguem, inclusivé, um código de conduta.
Claro que, tal como todas as pessoas, fazem escolhas e tomam opções na sua vida pessoal. Se não se sentir confortável com a doula que conheceu, o melhor será tentar conhecer outra que sinta que se possa adequar mais ao seu perfil pessoal e com quem se sinta mais confortável (o primeiro encontro, que serve precisamente para conhecer a doula antes de decidir requerer os seus serviços, é sempre gratuito e sem compromisso).
No entanto uma doula nunca deverá deixar que as suas escolhas pessoais influenciem, de alguma forma, o casal que acompanha.

As doulas são para quem escolhe um parto 100% natural. Se estou a pensar em levar epidural não preciso de uma doula.

A doula apoiará a mãe em todas as suas escolhas informadas. Mesmo que opte por levar uma epidural a doula ficará ao seu lado prestando todo o apoio possível, até depois do bebé nascer para ajudar com o início da amamentação.

Tal como refere esta doula, a epidural não irá segurar na sua mão e dizer-lhe o que está a acontecer consigo e com o bebé. A epidural não lhe fará companhia enquanto o seu companheiro vai comer alguma coisa. A epidural não a consolará caso se sinta só, triste ou assustada. A epidural não lhe fará uma massagem nem a ajudará a encontrar uma posição mais confortável para descansar.

A Doula também não a acompanhará exclusivamente no parto. Estará consigo durante a gravidez, durante o parto e no pós-parto, enquanto sentir que necessita do seu apoio.

As doulas são só para quem planeia um parto domiciliar. Se vou para uma maternidade não faz sentido levar uma doula.

Um dos estudos mais conhecidos (Klaus e Kennel) sobre os benefícios de ter uma doula no trabalho de parto e parto, foi feito, precisamente, no hospital.
Assim, pode-se dizer que o conceito de doula da era moderna (apesar de sempre terem existido doulas durante a história da Humanidade) começou no hospital.

E é talvez no hospital que as doulas fazem mais falta, onde os serviços são impessoais e as necessidades emocionais da mulher são, geralmente, ignoradas.

Também é verdade que as mulheres que optam por partos domiciliares escolhem, na maioria das vezes, ter uma doula a seu lado (porque geralmente são mulheres que se informaram a fundo sobre todas as questões relativas ao parto e conhecem as vantagens de ter uma doula).

A doula acompanhará e apoiará a mulher independentemente do local que esta escolher para o seu parto.

Ser doula é parecido com ser parteira

Este é um dos mitos mais frequentes e dos mais errados!

Uma parteira é uma enfermeira especializada em saúde materna e obstétrica que assiste e acompanha grávidas e seus partos (em Portugal, já que noutros países existe o curso de "Midwife" que permite que a pessoa se especialize apenas em obstetrícia, sem ter de passar pela enfermagem "geral").

A doula não é profissional de saúde, ao contrário da parteira, nem realiza quaisquer actos médicos.
A doula promove suporte físico, emocional e informativo à mulher, durante a gravidez, parto e pós-parto.

A doula é uma pessoa estranha, não estarei à vontade com ela durante o trabalho de parto

A doula entrará na sua vida (se assim o desejar) ainda durante a gravidez e terão vários encontros que permitirão conhecimento e aproximação recíprocos.

Daí ser tão importante que goste da sua doula e sinta empatia e "à vontade" com ela.
O papel da doula é precisamente transmitir-lhe confiança e deixá-la à vontade. E se assim for, quando chegar a altura vai ser muito reconfortante ter consigo a sua doula, que a poderá confortar, transmitir confiança e apoiar durante o trabalho de parto.

Ter uma doula é muito caro e não é para toda a gente

Ter uma doula não é tão caro como algumas pessoas pensam.

É verdade que há doulas com honorários mais altos do que outras (tem normalmente a ver com a experiência que possuem) mas ainda assim, se fizer as contas, verá que a maioria das doulas cobra em média o valor de 3 consultas num médico particular.
Tendo em conta que estará consigo várias vezes durante a gravidez, a acompanhará durante o trabalho de parto e parto, a visitará em sua casa para apoio no pós-parto e estará disponível por telefone a qualquer hora durante todo este tempo...

Se ainda assim for demasiado para si, lembre-se que as doulas fazem este trabalho por vocação e sentido de missão. Se não puder pagar poderá tentar acordar uma solução com a doula (a maioria das doulas está aberta a entrar em acordo). Nenhuma mulher deverá deixar de ter uma doula apenas pela questão financeira.

Sintam-se livres para divulgar e acrescentar outros mitos!

Maio, Mês Internacional da Doula 2009: Porquê ter uma doula?

1 comentário:

Marjorie Sá disse...

muito bom! adorei a forma clara e precisa!
muitas doulas, para todas as mães!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails