quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

O que é uma doula?


Uma doula é uma mulher que dá suporte físico, emocional e informativo a outras mulheres antes, durante e após o parto.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, no seu guia "Assistência ao Parto Normal: um guia prático", uma doula é "(...) uma prestadora de serviços que recebeu formação básica sobre o parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência. Fornece apoio emocional, o qual consiste em elogios, reafirmação, medidas para aumentar o conforto materno, contacto físico (... ) explicações sobre o que está a acontecer durante o trabalho de parto e uma presença amiga constante."


Antes do parto

* a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e do pós-parto, estando sempre disponível para conversar ou esclarecer dúvidas

* explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher preparar-se, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas

* apoia na elaboração de um plano de parto.

Durante o parto

* a doula funciona como um interface entre o pessoal médico e de enfermagem e o casal, explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza do atendimento generalizado de um hospital num dos momentos mais vulneráveis na vida de uma mulher

* a doula pode ajudar a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc...

* Estimula a participação do marido ou companheiro em todo o processo e apoia a mulher durante o período expulsivo, incluíndo na possibilidade da liberdade de escolha quanto à posição a ser adoptada.

No pós-parto

* a doula visita a nova família, oferecendo apoio para o período do pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebé. Também pode ajudar em pequenas tarefas domésticas, como por exemplo preparar uma refeição, para que a mãe se possa dedicar ao bebé


A doula não faz qualquer procedimento médico, e portanto não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto.



A doula é alguém que conhece e compreende a fisiologia do parto, contribuindo para o reforço da confiança da grávida no seu próprio corpo, na sua capacidade inata de parir e amamentar o seu filho, tentando reaproximar a mulher da sua sabedoria interior.

A doula acima de tudo tem que saber escutar as necessidades da mulher grávida, procurando saber o que ela pretende com a sua gravidez e as suas expectativas em relação ao parto. Uma doula é uma amiga, alguém que independente das suas convicções presta apoio e aconselhamento sem nunca dizer não deves ou não podes mas oferecendo a máxima informação possível para que a grávida/casal possa tomar as suas próprias decisões de uma forma consciente e informada.

Um estudo de 1993 por Kennel e Klaus, autores do livro "The Doula Book: How a trained Labour Companion Can Help You Have a Shorter, Easier and Healthier Birth", demonstrou que as mulheres que têm uma doula no seu parto experimentam:

* Redução de 50% na realização de cesarianas

* Redução em 25% na duração do trabalho de parto

* Redução de 60% nos pedidos de anestesia epidural

* Redução de 30% nos pedidos de alívio da dor

* Redução de 40% no uso da oxitocina sintética

* Redução de 40% no uso de forceps.


Além destes, outros resultados positivos foram observados:

* Aumento nas taxas de amamentação
* Diminuição nos índices de Depressão pós-parto
* Aumento da satisfação materna
* melhoria na interacção mãe-bebé

Segundo o pediatra americano John Kennel, "se as doulas fossem um medicamento, seria anti-ético não as usar".
Mas, infelizmente, as doulas são seres humanos e num ambiente cultural francamente tecnocrático o humano fica em segundo plano.





Antigamente era frequente a futura mãe ser assistida ao longo do trabalho de parto por outras mulheres mais experientes, vizinhas, familiares, mulheres que já tinham filhos e já tinham passado por aquilo.

Conforme o parto foi sendo tratado como um assunto médico, os nascimentos passaram a ocorrer em hospitais e maternidades, com a assistência de uma equipa especializada: o médico obstetra, a enfermeira parteira, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida.

No entanto ficou uma grande lacuna: quem cuida do bem estar físico e emocional daquela mãe que está a dar à luz? Essa lacuna pode e deve ser preechida pela doula.
Apesar de ser uma função antiga, é paradoxalmente, hoje em dia que uma acompanhante de parto se torna imprescindível. O ambiente mecanizado e frio dos hospitais e a presença de um grande número de pessoas desconhecidas tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade no momento do nascimento. Se o parto é também um momento emocional e afetivo, é do apoio igualmente emocional e afetivo que uma mulher precisa. Daí a importância da doula.

fontes: http://www.partohumanizado.blogger.com.br
http://www.doulasdeportugal.org/pt
http://sobcesaria.blogspot.com

4 comentários:

Carla disse...

Sofia, posso fazer umas perguntas muito idiotas? Quanto custa contratar um doula? E em que momentos é que podemos contar com o apoio de uma. Supõe que vais deférias e que é suposto a tua grávida ter o bebé nessa altura? Ou pior, que precisa muito de apoio a meio da noite?? Imagino que sejam perguntas idiotas, mas são estas as perguntas para as quais não sei a resposta.

Desculpa

Sofia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Zezinha disse...

è verdade amiga.. axo k a Doula faz um papel muito importante especialmente no parto e pos parto..haja condições financeiras ..em Prtugal.. e da-me ideia que as gravidas começarao a derr mais..jokas

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

Ok já fiquei a saber o que é uma Doula e axei mto interessante...eu tive mtos "problemas" em amamentar...são akeles problemas de sempre, tem de se ter paçiência...calma e axo k ñ tive mta e depois tinha sempre mtos palpites foi um stress algum dia k tenha o 2º vai ser mto diferente.

Jinhos mto mto fofinhos, gandes e godos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails