sábado, 28 de março de 2009

Mitos sobre os cuidados com o Bebé

Dar de mamar de 3 em 3 horas
O bebé deve ser amamentado "a pedido", ou seja, sempre que demonstrar interesse em mamar, sem olhar para o relógio.
Nos primeiros dias após o nascimento será, regra geral, sempre que estiver desperto.
Depois, com o tempo, a mãe deverá começar a reconhecer os "sinais" que o seu filho transmite.


Quando um bebé tem fome ele pode mostrar vários sinais antes do choro: levar as mãos à boca para sugar, virar a cabeça para mamar quando está ao colo ou virar-se para mamar quando lhe passamos o dedo na cara (vejam aqui um vídeo). A mãe que amamenta também sentirá que é altura de alimentar o seu bebé quando sente o peito “cheio”. Não devemos deixar o bebé chorar para mostrar que tem fome. O choro é o seu último recurso e significa que estava com fome há algum tempo.

A regra das 3 horas servirá apenas para o oposto: devemos evitar que o bebé esteja mais do que 3 horas sem mamar (especialmente nos primeiros dias em que ainda não recuperou o peso do nascimento).

Não deixar mamar mais do que 10 (ou 15 ou 20) minutos em cada mama

Não deve haver regras para o tempo que o bebé mama. O bebé deve largar a mama espontaneamente para que nos asseguremos que está a beber tanto o leite do início, como o do fim [1] (mais rico em calorias e mais saciante).
Se interrompermos a mamada ao bebé, ele pode não ter conseguido retirar todo o leite de que precisa.

Há bebés que demoram mais tempo que outros a mamar, alguns mais dorminhocos que vão mamando um bocadinho e dormindo outro pouco e temos que saber observar e respeitar os seus ritmos.
No entanto, é preciso estarmos atentos: se o bebé mama 1 hora em cada mama, quer mamar constantemente e mesmo assim parece nunca estar satisfeito, é preciso pedir ajuda. Pode querer dizer que não está a mamar da forma mais eficaz e podemos ter que melhorar a pega.

O bebé tem que arrotar sempre após cada mamada

Se o bebé não arrotar em cerca de 5 minutos após a mamada, é porque simplesmente não precisa de arrotar.
Não é necessário dar palmadinhas nas costas durante 15 minutos... Basta levantar o bebé após a mamada e esfregar-lhe um pouco as costas. Se não acontecer nada... tudo bem!

Tem que se dar banho todos os dias

Um bebé de colo não se suja para ter que tomar banho todos os dias... Convém que as zonas genitais e as pregas de pele sejam limpas e bem secas todos os dias (basta um pouco de água tépida) mas a verdade é que água a mais (e produtos de limpeza) apenas trazem mais secura à já tão delicada pele do bebé.

É preciso pesar o bebé todas as semanas

É preciso controlar que o bebé recupera o peso do nascimento em 2/3 semanas, está a crescer a um bom ritmo e a amamentação bem estabelecida.
Após esse período e caso não haja situações de doença, basta pesar o bebé nas consultas periódicas.
Mais importante que o peso, é os pais controlarem o bom desenvolvimento psico-motor do bebé, a sua boa disposição (se come bem, se faz chichi e cocó[2] regularmente e sem alterações) e o seu crescimento de forma geral.

Não dar muito colo para não habituar mal/mimar demasiado
Os bebés já nascem habituados ao colo. É impossível habituá-los "mal".
Se nos lembrarmos dos 9 meses que passámos com ele na barriga, percebemos que andou sempre ao nosso "colo", embalado pelo nosso movimento e voz, aquecido pelo nosso corpo e a receber alimento de forma practicamente constante.
Quando nasce o bebé já tem que enfrentar e adaptar-se a um ambiente totalmente diferente daquele que conheceu no útero, porque não deixar que o faça de forma mais suave, continuando a proporcionar-lhe o conforto que até ali sempre encontrou?
O recém-nascido humano é, de entre todos os mamíferos, aquele que nasce mais prematuramente, completamente dependente da sua progenitora.
Simulando o ambiente intra-uterino (dando colo e carregando o bebé, seguindo os seus ritmos, amamentando aos primeiros sinais de fome) estamos suprir em pleno as necessidades do bebé, visto que o toque e o colo também são necessidades fisiológicas básicas do recém-nascido.

Não faz mal deixar o bebé chorar sozinho algum tempo
O choro é o principal meio de comunicação do bebé. Ao ignorá-lo, estamos a ignorar também as suas necessidades e os seus "pedidos de ajuda". A única coisa que ensinamos a um bebé que chora sozinho, é o desespero e a frustração de chamar e não ser ouvido.
Um bebé pequeno nunca chora sem motivo. Com o tempo, os pais vão aprendendo a identificar as necessidades do seu bebé e a responder-lhes com mais prontidão.

Deve-se passar o bebé para a sua caminha no quarto dele no máximo até aos 6 meses de idade
Não existem regras rígidas neste campo. Não é obrigatório passar o bebé para o quarto dele numa idade específica, nem é por não o fazer que ele se vai tornar mais ou menos dependente dos pais.

É perigoso deixar o bebé dormir na cama com a mãe
Ultimamente os especialistas têm vindo a atribuir bastantes vantagens ao co-sleeping, e sobretudo para as mães que continuam a amamentar, manter o bebé no mesmo quarto pode ser bastante mais confortável.

É muito menos cansativo (principalmente para as mães que já voltaram ao trabalho) amamentar um bebé que está ali ao lado, do que levantar, ir a outro quarto, dar de mamar, deitar o bebé e voltar para a cama.
A mesma situação coloca-se quando os bebés (mesmo que não sejam amamentados) acordam com frequência durante a noite, quando estão doentes, ou simplesmente quando os pais se sentem bem assim.

Desde que sejam cumpridas as regras de segurança básicas, não há perigo em deixar o bebé dormir com os pais.

O bebé deve manter um horário de sestas rigoroso e dormir a noite toda após os 3/4 meses de idade.
Não podemos exigir a um bebé que ainda não tem os ritmos de sono e de alimentação estabelecidos, que cumpra horários rígidos.
É bom e até saudável habituar o bebé a uma rotina diária mas esta não tem que ser seguida rigorosamente.
A rotina serve para criar segurança ao bebé, para que ele possa ir aprendendo como são os dias e aquilo que pode esperar. Existem actividades que podemos introduzir mais ou menos às mesmas horas para ajudar a criar essa rotina. Por exemplo, de manhã brincamos no tapete, depois de almoço damos um passeio, antes do jantar vem o banho...

Algumas vezes ouvimos mães contarem que os seus bebés dormem a noite toda desde os dois meses, por exemplo.
Mas é mais comum que os bebés só comecem a dormir noites inteiras seguidas após o primeiro ano.
Os bebés acordam durante a noite por razões fisiológicas.
Em primeiro lugar porque o seu estômago ainda não lhes permite armazenar alimento suficiente para aguentar uma noite inteira, depois porque ao mamar durante a noite está a garantir que a mãe continua a produzir uma boa quantidade de leite[3].

Por outro lado, estudos indicam que os ciclos de sono curtos estão relacionados com mecanismos de sobrevivência do bebé. Bebés que acordam com frequência têm menos riscos de sofrer Síndrome de Morte Súbita do Lactente.


[1] O leite materno é tão complexo e impossível de ser imitado, que sua composição muda até mesmo durante a mamada!
O leite do início surge no começo da mamada. Parece acinzentado e aguado. É rico em proteínas, lactose, vitaminas, minerais e água.
O leite do fim surge no final da mamada e parece mais branco do que o leite do início porque contém mais gordura. A gordura torna o leite do fim mais rico em energia. Fornece mais de metade da energia do leite materno.
A criança necessita tanto do leite do início como do fim, para o crescimento e desenvolvimento.

[2] Os bebés amamentados em exclusivo podem estar vários dias seguidos sem evacuar e sem mostrar desconforto. Isto é absolutamente normal e não é preciso fazer nada. Acontece porque os nutrientes do leite materno são absorvidos practicamente na íntegra deixando poucos ou nenhuns resíduos. Quando o bebé volta a evacuar a consistências das fezes é mole e amarelada, como habitualmente. Esta situação costuma ser denominada como "falsa obstipação".

[3] A prolactina é a hormona responsável pela produção do leite. Mais prolactina é produzida à noite, portanto, amamentar durante a noite é especialmente importante para manter a produção de leite.

Outros artigos sobre Mitos:

Mitos sobre Aleitamento Materno
Mitos sobre Gravidez e Parto
Parto: Medos & Mitos

3 comentários:

Anónimo disse...

Discordo em quase tudo, o bebê tem o oufato muito apurado, se ele naõ estiver com fome ou com algum problema, ele chora porque não sente o cheiro da mãe, se desde o primeiro dia, ele foi condicionado e ficar no berço, ele se acostumará rapidamente. Tive 2 filhos, fiz esta experiência, choraram apenas um dia, no segundo, já mamavam e dormiam normalmente no berço, este texto, com certeza foi escrito por uma mãe "coruja", ´bebês não tem de condicionar os pais, mas sim o contrário.

Sofia disse...

Cara/o Anónima/o

Apesar de ser um facto que alguns especialistas defendem que se deve deixar o bebé chorar para aprender a agir segundo o ritmo dos seus pais, tal como refere, também há muitos e prestigiados autores que defendem que deixar chorar um bebé é negar a assistência às suas necessidades básicas (porque para um recém-nascido, o toque, o calor e o aconchego também são necessidades básicas!). E ensinar-lhes também que não vale a pena chamar pois ninguém virá em seu auxílio, nem mesmo aquelas pessoas com quem ele deveria poder contar incondicionalmente: os pais.

Se para si essa foi a melhor opção todos temos que a respeitar.
No entanto também há outros caminhos, que devem ser igualmente respeitados.

Se quiser que lhe indique alguns autores, livros, sites, etc. sobre este tema terei todo o gosto.

Sofia Carvalho

Anónimo disse...

Discordo em algumas coisa, o meu bebe toma banho todos os dias, ñ é só uma questão d higiene e sim d bém estar deles...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails