domingo, 18 de janeiro de 2009

Boas notícias: parto humanizado

Pois é, temos muito boas notícias no que diz respeito ao parto humanizado no nosso país!
Com baby steps vamos chegando onde é preciso :)

Para começar, já no próximo mês de Fevereiro (dias 12, 13 e 14) teremos, no Porto, um congresso sobre parto humanizado: o II Congresso Internacional Humanização do Nascimento - Caminhos e Escolhas, organizado pela Humpar, onde poderão encontrar informação mais detalhada sobre o mesmo.

Depois, este mês a Revista Pais & Filhos, divulga várias notícias animadoras:

A Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa, vai ter em funcionamento, até ao final deste ano um Centro de Nascimento, que permitirá às grávidas que assim o desejem, ter um parto mais natural, com menos medicação e mais humanizado.

Assim, quem usufruir deste serviço poderá, por exemplo, usar uma banheira para fazer a dilatação, ter 2 acompanhantes durante o trabalho de parto e parto, caminhar, movimentar-se e ter o bebé na posição que desejar e não terá que estar ligada a soro nem CTG contínuo.

A mesma revista dá a conhecer também a opinião da médica ginecologista e obstetra Purificação Araújo, que salienta a importância da aposta na humanização do parto.

Por último, ficamos a saber que, tal como estava previsto, entrará em funcionamento ainda este mês, o primeiro banco de leite humano em Portugal, também na Maternidade Alfredo da Costa.
Esta notícia, apesar de não estar directamente relacionada com a humanização do parto, está relacionada com a humanização dos serviços e tratamento dos bebés, cuja importância também é de salientar.

Resta-me desejar-vos uma excelente semana e convidar-vos, mais uma vez, a participar no Fórum!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails