quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Enjoos, náuseas e vómitos

Os primeiros sintomas desagradáveis da gravidez são, para muitas grávidas, os enjoos matinais. Calcula-se que 75 por cento sinta este distúrbio.
Apesar de terem esta designação, os enjoos não aparecem só de manhã. Qualquer hora do dia parece indicada para que, de repente, uma grávida sinta náuseas ou mesmo vómitos. Um cheiro pode ser suficiente para desencadear estes ataques súbitos mas, para algumas mulheres, também há cheiros que ajudam a aliviar os enjoos.
Surgem normalmente entre as cinco e as seis semanas de gestação, mas podem aparecer mais cedo. Na maior parte dos casos, os enjoos desaparecem depois do terceiro mês, mas há algumas grávidas que mantêm estes sintomas ao longo de quase todo o tempo de gravidez.

As causas
Pensa-se que as náuseas se devem ao aumento da produção de hormonas femininas, mas o problema ainda não é conhecido em toda a sua extensão. Vomitar pode também ser uma forma de eliminar toxinas indesejáveis e de afastar a grávida de alimentos menos saudáveis, protegendo assim a saúde e desenvolvimento do bebé. Carências nutricionais (vitamina B6 e B12, zinco, ferro e ácido fólico) parecem aumentar a incidência de enjoos e vómitos.

O que fazer?
  • Comer biscoitos, tostas ou bolachas de água e sal logo de manhã, antes de se levantar.
  • Comer frequentemente, mas pouco de cada vez.
  • Preferir alimentos leves e de fácil digestão.
  • Reforçar o consumo de pão integral, cereais, leguminosas, legumes de folhas verdes, frutos secos, passas, brócolos, leite e iogurte.
  • Reduzir o consumo de chá e de café.
  • Beber muitos líquidos para evitar desitratar.
  • Experimentar infusões de camomila e funcho.
  • Consumir gengibre (rico em zinco, cuja carência pode estar na origem dos enjoos): bolachas de gengibre ou uma infusão preparada com a raíz.
  • A acupunctura pode ajudar a aliviar os sintomas.
  • Usar uma pulseira de acupressão anti-enjoo (normalmente usada para reduzir o enjoo nas viagens) -pressiona um determinado ponto no pulso. Alguns estudos indicam que estas pulseiras aliviam os enjoos e não revelaram qualquer contra-indicação. Estão à venda em farmácias.
  • Se os enjoos se tornarem incontroláveis, se perder peso, se sentir tonturas e desmaiar, fale com o seu médico.
Mais saliva
Algumas grávidas também se queixam do aumento da salivação, o chamado ptialismo, que aumenta a sensação de náusea já existente. Nestes casos, pastilhas elásticas ou rebuçados de limão podem ajudar.
Se se sentir constantemente mal não hesite em consultar o seu médico. Mas não se preocupe: este problema, apesar de muito desagradável, não implica quaisquer riscos.

fonte: http://www.mae.iol.pt/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails