sábado, 26 de fevereiro de 2011

Quando a mãe trabalha fora, por Carlos González

Estou preocupada porque meu filho de três meses não aceita o biberão. Já tentámos toda a variedade de tetinas e diferentes fórmulas. O pediatra disse-me para parar de amamentar, para que ele possa habituar-se ao biberão, mas ele ficou nos últimos três dias sem comer e continua a não querer. Eu voltei a amamentá-lo, mas agora já não tenho leite suficiente e ele parece faminto após a mamada. O que posso fazer para ele aceitar o biberão? Irei retornar ao trabalho em breve e preciso desmamá-lo antes disso.

Esta mãe foi vítima de dois erros frequentes envolvendo amamentação e regresso ao trabalho.

O primeiro erro foi fazê-la acreditar que ela precisava desmamar seu filho antes de retornar ao trabalho. Isso não é necessário. Na pior das hipóteses, ela poderia tentar uma alimentação mista: amamentar antes e depois do trabalho e oferecer leite artificial quando ausente. Todas as crianças (e todas as mães) vivenciam um período difícil quando elas precisam se separar por causa do trabalho, e a amamentação pode ser um maravilhoso caminho entre a separação e o reencontro. Muitas mães encontram soluções satisfatórias melhores que oferecer fórmula: muitas levam os seus bebés para o trabalho, outras trabalho compartilhado, algumas conseguem que o bebé seja levado a elas para serem amamentados, outras extraem e fazem stock do seu leite. Melhor ainda, se o seu bebé já tiver idade para a introdução dos sólidos, deixe que o bebé se alimente de comida na sua ausência (esta é uma exceção para a regra geral de amamentar o bebé antes de oferecer os primeiros sólidos).

Quando você sai para o trabalho (ou quando sai para passear o cão), o seu bebé não sabe onde você está e quanto tempo você vai demorar. Ele ficará muito assustado e chorará como se você fosse deixá-lo para sempre. Vai levar alguns anos até que seu bebé seja capaz de ficar longe de você sem chorar e antes que ele entenda que a “mamã vai voltar logo”. Sempre que você voltar, vai abraçá-lo, amamentá-lo e o bebé pensará: “outro alarme falso!”. Mas se você retornar ao trabalho e tentar desmamá-lo abruptamente e ao mesmo tempo, quando você volta do trabalho, o bebé pede para mamar e você recusa, o que o bebé irá pensar? “Ela me abandonou porque não gosta mais de mim.” Esse é o pior momento para o desmame.

O segundo erro foi acreditar que o bebé precisa de um biberão (ou sólidos, o que é menos mau) quando você retorna ao trabalho, e você deve acostumá-lo com uma primeiro. Se você o treinar a habituar-se ao biberão, a única coisa que você vai conseguir é arranjar sarilhos: em vez de quatro meses de amamentação exclusiva, você terá três. Mas o que é mais relevante aqui, como a gente viu no exemplo acima, o bebé muitas vezes recusa o biberão Ainda que a mãe extraia o seu leite e tente dar no biberão, muitos bebés recusam.

E a razão é que os bebés não são parvos. Se a mãe não está em casa e a avó vem com um biberão (ou melhor ainda, com um copinho para evitar a confusão de bicos), duas coisas podem acontecer. Primeiro, se o bebé não estiver com fome, ele provavelmente não aceitará nada. Ele vai compensar isso quando a mãe regressar. Muitos bebés dormem a maior parte do tempo quando estão distantes das mães, e então vão mamar à noite. A outra possibilidade é, se o bebé estiver com fome (e especialmente se houver leite materno no biberão), ele poderá bebê-lo e pronto. E ele deve estar pensando: “Bem, ela não está aqui, então é isso que eu tenho que fazer.”

Mas se mãe está em casa e o bebé pode ver e sentir o peito, como é que ele vai aceitar um copinho ou biberão? Ele deve pensar: “A minha mãe deve estar louca, ela tem o peito aqui e quer dar-me essa coisa?” E ele insiste: “É o peito ou nada!”

Do livro My child won´t eat!, do Dr. Carlos González


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails