quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Reflexão sobre o comportamento infantil

Recentemente assisti a dois episódios que me entristeceram e fizeram pensar um pouco mais sobre este tema:

O primeiro passou-se numa reunião de pais no infantário do meu filho. Alguns pais queixaram-se de que os filhos (3 anos) não conseguiam concentrar-se. Uma mãe em particular relatava, preocupada, que a sua filha de 3 anos não conseguia estar sentada a desenhar e a pintar durante muito tempo. Fazia-o durante um bocado mas depois levantava-se e ía brincar... Foi conversa para uma boa parte da reunião e falou-se bastante em palavras como "problema", "dificuldade" e "não ser capaz".

O segundo episódio passou-se numa festa de aniversário para a qual o meu filho foi convidado. A festa passou-se numa espécie de parque infantil onde havia insufláveis, piscinas de bolas e circuitos para as crianças brincarem. Estava lá uma monitora que de vez em quando chamava as crianças para propor jogos.
A primeira vez que as chamou, as crianças estavam a brincar no parque há 30 minutos ou menos. A rapariga chamou-as e disse que tinham que vir todos sentar-se no chão, sossegados e em círculo. Aos poucos começaram a vir mas houve um menino que continuou a correr. A monitora continuou a chamá-lo... o menino (devia ter uns 6 ou 7 anos) aproximou-se do grupo mas não se quis sentar e continuou a saltitar... a monitora insistiu que ele tinha que se sentar sossegado como os outros meninos... mas o menino não se sentava...
A situação não durou mais do que uns 4 ou 5 minutos até a monitora perguntar aos pais, em voz alta, em frente a todas as crianças e a todos os outros pais "Ele tem algum problema?".

Porque é que hoje em dia temos tanta dificuldade em lidar com os comportamentos infantis?
Porque é que se valoriza tanto a "normalidade" e os padrões?




1 comentário:

Alex disse...

Olá,
É comum encontrar crianças com seus pais andando pelas ruas e observar certos tipos de comportamento um tanto quanto ríspidos. E isto é lamentável, porque eventualmente consigo perceber que a criança está recebendo palavras agressivas, ao invés de amor e carinho. Estou preocupado com a formação da futura geração, mas especialmente, preocupado com os adultos de hoje, responsáveis pela formação dessas crianças. Comentários como o desta monitora - expondo a criança em uma situação constrangedora - perguntando em alta voz sobre o possível problema, é completamente desnecessário e, principalmente, nocivo para a construção do caráter da criança.

Alex.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails