sábado, 12 de junho de 2010

Breast is Best

Hoje deixo-vos o trailer de um excelente filme educativo sobre amamentação: Breast is Best.
Apesar de ser apenas um excerto do filme, vale a pena ver pois toca e resume alguns pontos muito importantes:

-cesariana e amamentação (o exemplo no filme é um modelo fantástico a seguir, tão simples!)
-importância do método canguru e contacto pele-com-pele
-como conseguir que o bebé faça uma pega correcta
-extracção de leite materno
-amamentação nocturna e as vantagens de dormir perto do bebé



Breast is Best foi escrito e dirigido por Gro Nylander, obstetra norueguesa, coordenadora nacional para a iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés na Noruega.
Mãe de três filhos, é ainda Directora do Departamento de Obstetrícia do Hospital de Oslo e fundadora do Centro Nacional de Aleitamento Materno, o primeiro do género no mundo inteiro. Escreveu o livro Mãe pela primeira vez, publicado em Portugal.

2 comentários:

Anónimo disse...

ola, gostei de ver este video, achei muito esclarecedor. gostaria,no entanto,de perguntar uma coisa: o meu bebé, quando está acordado durante o dia, raramente passa 3 horas sem mamar. chora e quando lhe dou a mama, come como se estivesse esfomeado, tendo passado muitas vezes, apenas 2h depois da ultima refeição? isso é normal? ele tem dois meses, feito dia 27 de junho, e pesa 5.5kg e mede 59 cm. suponho que o leite seja suficiente para sua nutriçao, mas fico na duvida se devo lhe dar a mama sempre que ele peça, ou se devo esperar sempre que perfaça as 3h de intervalo. obrigada desde ja pela atençao
A.Guerra :)

Sofia Guerra Carvalho disse...

Olá,

A amamentação deve decorrer "a pedido" enquanto durar, ou seja, sempre que o bebé solicite. É a melhor forma de garantir que o bebé faz uma optima ingestão de leite, de acordo com as suas próprias necessidades.

O choro é normalmente o último recurso do bebé, e pode significar que já estava com fome antes. Pode tentar observar também outros sinais como o chuchar nos dedos, virar a cara para um lado e para o outro fazendo movimentos de "busca", fazer movimentos de sucção com a boca e língua. Não se preocupe com o tempo que passa entre as refeições. É normal que os bebés queiram mamar com frequência. Não precisa de deixar passar x tempo entre uma mamada e outra. Fazer intervalos de tempo rígidos entre as refeições pode deixar o bebé ficar com fome e inclusivé prejudicar a sua produção de leite.

Tudo a correr bem,

Sofia
aquihabebe@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails