Este ano o tema é a separação entre a mãe e o bebé, que se pratica logo a seguir ao parto, para dar lugar a rotinas que podem esperar ou mesmo não serem feitas. A SMPR de 2008 tem como slogan: "É o nosso bebé! Não nos separem!"
Em Portugal, ainda temos que batalhar diariamente para que um dia o parto respeitado seja uma realidade para todas as mulheres (infelizmente, ainda não o é).
Algumas das entidades que lutam por um parto humanizado no nosso país vão desenvolver iniciativas para assinalar esta data:
A Associação Doulas de Portugal organiza uma palestra no dia 13 de Maio às 20h30 em Beja. O tema é "O poder do feminino e a humanização do parto" e será conduzida pelo Dr. Ricardo Herbert Jones (obstetra brasileiro defensor do parto humanizado).
A Bionascimento organiza um encontro no dia 17 de Maio às 15h, "À conversa sobre o parto" que terá lugar nos jardins de Belém.
Ainda durante o mês de Maio decorrerão outras iniciativas sobre o tema:
A Revista Pais&Filhos organiza um debate sob o tema "Nascer em Portugal: Sofrimento ou Prazer?".
Realiza-se no dia 28 de Maio às 19:00 na sala Luís de Freitas Branco, no Centro Cultural de Belém. Estarão presentes vários especialistas na área e a entrada é gratuita.
Em Coimbra, realizar-se-à uma mostra paralela ao Festival Caminhos do Cinema Português de 22 a 25 de Maio de 2008, intitulada "Parto Orgásmico".
A mostra de filmes sobre a experiência do parto vai buscar o seu título a um dos filmes em exibição. Serão apresentados filmes de vários países. O que os une é a forma como nos apresentam partos naturais em que o poder é restituído à mulher, não sendo este seu ritual de passagem mediado por máquinas ou drogas. As únicas drogas presentes são as hormonas naturais. ["The same pleasurable stimuli triggered during sex, can also be released during birth." Debra Pascali-Bonaro, em http://www.orgasmicbirth.com/].
A entrada é gratuita e as sessões de filmes são seguidas de palestras e debates sobre diversos temas à volta da questão do parto .
Local da mostra:
Festival Caminhos do Cinema Português
Mini-auditório do Edifício AAC (Associação Académica de Coimbra)
Rua Padre António Vieira3000-315 Coimbra
Sem comentários:
Enviar um comentário