quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Perguntas e Respostas - Amamentação


"Comecei a amamentar o meu bebé com protectores de silicone e agora estou com problemas para conseguir retirá-los e habituar o bebé a mamar directamente da mama! O que fazer para conseguir desabituar o bebé dos bicos?"

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que está provado que a médio prazo os protectores de mamilo em silicone interferem com a produção de leite, causam habituação ao bebé a acabam por não ser assim tão eficazes a solucionar os problemas para os quais os começamos a utilizar.

Para desabituar o bebé tem que o voltar a habituar à mama progressivamente.
Comece a mamada por lhe tentar dar só a mama. Para isso, esprema um pouco de leite do mamilo (basta uma gota) e encoste o mamilo ao lábio superior do bebé para o fazer abrir bem a boca. Quando ele tiver a boca bem aberta, introduza bem o peito, de forma a que ele fique a abocanhar a maior parte da auréola (zona escura à volta do mamilo) e o lábio inferior esteja revirado para fora (ver imagem). A boca do bebé tem que estar bem aberta. Se a posição estiver correcta não causa dor à mãe.


Como o bebé ainda está habituado aos protectores, tenha-os ao pé de si (para a transição não ser brusca para ele) e se depois de várias tentativas ele continuar a "protestar" coloque os bicos para ele terminar a mamada.
Assim que vir que o bebé já é capaz de fazer uma boa pega sem os protectores, pode deixar de os colocar.

2 comentários:

emanon disse...

Obrigado pelo esclarecimento. Já comecei a dar sem bicos. Ao principio ele mama bem depois começa a birra e eu tenho que por o bico. Mas talvez daqui a uns dias já faça a mamada toda sem eles.
Se quiser espreitar novidades do meu André fica aqui o meu site http://o-meu-principezinho.blogspot.com/

Tanita disse...

E no meu caso que não tenho os bicos do peito saídos??

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails