terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A MAC foi reconhecida como Hospital Amigo dos Bebés

A MAC foi reconhecida como Hospital Amigo dos Bebés

A MAC recebeu no dia 06 de Janeiro de 2010, o certificado de Hospital Amigo dos Bebés como reconhecimento do seu empenho na promoção do aleitamento materno através das “Dez Medidas para o Aleitamento Materno com Sucesso”.

Em 1990, através de uma declaração conjunta designada por “Declaração de Innocenti”, a OMS e a UNICEF reconhecem que o aleitamento materno constitui um processo único capaz de reduzir a morbilidade e a mortalidade infantil, tendo assumido um código de conduta e um conjunto de dez passos/medidas conhecidas como as Dez Medidas para um Aleitamento Materno com Sucesso.

Um hospital ou maternidade pode ser considerado Amigo dos Bebés quando cumpre de forma consistente e sustentada as Dez Medidas consideradas indispensáveis para apoiar o aleitamento materno. O processo de certificação é actualmente assegurado por especialistas credenciados pela OMS e UNICEF, usando Critérios Globais que podem ser aplicados aos cuidados de maternidade em todos os países.

Em Portugal existe uma Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés com sede na UNICEF que promove a iniciativa e avalia as candidaturas apresentadas.

A sessão contou com a presença do Presidente do Comité Português para a UNICEF e da Sra. Ministra da Saúde.

As 10 medidas:

1. Ter uma política de promoção do aleitamento materno, afixada, a transmitir regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde.

2. Dar formação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política.

3. Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno.

4. Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.

5. Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas dos seus filhos temporariamente.

6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser que seja segundo indicação médica.

7. Praticar o alojamento conjunto: permitir que as mães e os bebés permaneçam juntos 24 horas por dia.

8. Dar de mamar sempre que o bebé queira.

9. Não dar tetinas ou chupetas às crianças amamentadas ao peito, até que esteja bem estabelecida a amamentação.

10. Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou da maternidade.

1 comentário:

Blog da Deby disse...

Gostei muito do seu blog, muito interessante, gostaria de poder trocar mais experiências, sou mãe de primeira viagem e totalmente verde para esse assunto, criei um blog para facilitar essa comunicação: http://meuprincipemeubebe.blogspot.com/

Se quiser passar lá, muito obrigada.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails