segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

10 dicas para uma gravidez saudável


  1. Aprenda o mais possível sobre as mudanças maravilhosas das quais o seu corpo vai sendo alvo e sobre o crescimento uterino do seu bebé: fale com a sua mãe, as suas amigas e outras mulheres mais experientes sobre gravidez, trabalho de parto e nascimento. Inscreva-se num curso de Preparação para o Parto, leia e veja filmes sobre gravidez e parto.
  2. Planeie o local onde quer dar à luz, se num hospital público, num hospital/clínica privado/a ou em casa. Escolha o médico que a irá acompanhar no local que escolheu e que a ajudará a sentir confiante durante a sua gravidez e parto.
  3. Mantenha uma dieta equilibrada, levando em consideração as recomedações da Pirâmide Alimentar. Beba leite e acrescente uma pequena dose extra de proteínas à sua dieta diária. Se a sua alimentação diária não engloba várias porções de fruta e vegetais, fale com o seu médico para tomar um suplemento de ácido fólico. Beba muita água (6 a 10 copos por dia) e sumos de fruta naturais.
  4. Evite substâncias que possam ser perigosas para si e para o seu bebé, tais como tabaco, alcool e drogas. Não tome qualquer medicação (mesmo que seja de venda livre) sem falar com o seu médico.
  5. Mantenha-se activa! Continue com o programa de exercícios que tinha antes de engravidar, tendo o cuidado de se aconselhar primeiro com o seu médico (a grande maioria das actividades físicas, quando feitas moderadamente, são compatíveis com a gravidez). Se não fazia exercício antes, inicie uma actividade moderada, tal como o Yoga, a caminhada ou a natação. Comece por se exercitar por breves períodos e gradualmente vá aumentando o tempo de exercício.
  6. Descanse bastante. Ouça o seu corpo para determinar quando precisa de uma pausa ao logo do dia ou de quantas horas necessita dormir durante a noite.
  7. Fale com o seu bebé e aprecie a ligação que se vai formando entre os dois. Investigações recentes mostram que os bebés começam a reagir ao toque por volta das 10 semanas de gestação. Um pouco mais tarde, serão igualmente sensíveis à luz, à sua voz, à música e a outros sons.
  8. Tente minimizar o stress na sua vida e practique formas de relaxamento (respiração, relaxamento muscular) sempre que se sentir sob pressão. Pode aprender estas técnicas nas aulas de Preparação para o Parto.
  9. Planeie o nascimento do seu bebé. Para a grande maioria das mulheres o parto é algo normal, natural e saudável. Informe-se o mais possível sobre os partos no local que escolheu e faça perguntas, se necessário.
  10. Desfrute este período tão especial da sua vida! O seu companheiro, a sua família e os seus amigos podem ajudá-la a aproveitar ao máximo esta maravilhosa etapa de transição. Acima de tudo tenha confiança na capacidade do seu corpo de crescer, nutrir e dar à luz este bebé, tal como milhares de mulheres o têm feito desde há séculos.
fonte: Lamaze Internacional

2 comentários:

Doces Minhoquices disse...

Olá
Obrigada por ires partilhando estas coisas que para mim têm sido uma ajuda preciosa.. Sou marinheira de 1ª viagem e dúvidas não me faltam..
Beijos
Sónia

Aline disse...

OI bom vai me ajudar muito todas as dicas tenho 19 anos meu noivo é jogador profisional de futebol joga um grande do Rio e quase não tem tempo pra mim e não terá pro bebe otimas dicas obrigado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails